Simonetto esclarece dúvidas sobre MDF e MDP

Na hora de escolher os itens que farão parte do projeto de uma casa ou apartamento, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a escolha do material que deverá compor o mobiliário e como ele reagirá com o passar dos anos. Duas matérias-primas usadas normalmente são o MDF e o MDP, painéis de madeira que demonstram diversas particularidades. Embora sejam muito parecidos visualmente, cada um possui características que os diferem. “Os dois materiais são bons, bonitos e apresentam benefícios. O MDF é amplamente conhecido pela durabilidade e resistência. Já o MDP apresenta melhor custo benefício, por isso, vem ganhando espaço e torna-se uma opção competitiva em relação às matérias-primas similares”, explica Bruno Garcia Athayde, arquiteto da Simonetto, empresa de móveis planejados.
 
Embora ambos sejam derivados de madeiras reflorestadas (pinus e eucalipto), o MDF é composto por fibras de madeira e o MDP por partículas de madeira, mais espessas. A composição heterogênea do MDP lhe confere maior resistência ao empenamento e à colocação e remoção de parafusos, além de ser mais leve e ideal para projetos de linha reta ou plana. É importante deixar claro que o MDP não é o antigo aglomerado, mas sim uma tecnologia já bastante avançada. “A confusão do MDP com o aglomerado faz com que o painel seja motivo de preconceito no Brasil, por isso o MDF é bem mais utilizado apesar de ser mais caro”, explica Vanildo Couto, do departamento comercial da marca. O MDF, no entanto, é mais vantajoso quando o assunto são cortes, usinagem em baixo relevo e aplicação de cores uniformes.
 
Muitas pessoas também têm dúvidas em relação a manutenção destes mobiliários. Bruno esclarece que, para a superfície de ambos, basta um pano úmido para deixa-los com boa aparência e não é indicado usar produtos que deixem a região molhada, pois nenhum dos dois é 100% resistente a umidade.
 
Buscando sempre acompanhar as tendências do mercado, a Simonetto está ampliando as opções de MDP em seu mostruário de cores. O objetivo é oferecer ainda mais opções aos clientes e com um preço que chega a ser até 15% mais barato do que o MDF.  A empresa apresenta em seu catálogo os dois tipos de material e destaca as principais diferenças entre um modelo e outro. Confira:
 
MDF – Medium density fiber board (chapa de fibra de madeira de média densidade)
 
O MDF é fabricado a partir de madeira em fibra e lascas que se fundem com resina e passam pelo processo de prensagem, formando uma placa de madeira. A placa de MDF é homogênea, menos flexível e com superfície lisa que aceita bem a pintura. Também é bem maleável e permite o corte em qualquer sentido; sua estrutura reforçada resiste a retirada de parafusos ou outras modificações. Ao contrário da madeira maciça, o MDF não dilata e recebe em sua produção tratamentos antibactericidas e antifungos, sendo imune a pragas como cupins. O MDF é mais caro que o MDP, porém em comparação com outros materiais, possui um ótimo custo-benefício e vem sendo usado inclusive em projetos de altíssima qualidade e design.
 
MDP – Medium density particle board (painel de partículas de madeira de média densidade)
 
O MDP é produzido a partir de lascas de madeira que também se fundem com resina e formam uma placa, porém com mais espaçamentos e menos homogênea. Como resultado temos um produto mais leve, que se torna ideal para a fabricação de peças grandes e retas como painéis e portas. O MDP é um dos materiais mais consumidos em todo o mundo para a fabricação de móveis residenciais e comerciais, com o diferencial de utilizar madeiras provenientes de florestas replantadas e ecologicamente sustentáveis. Outro ponto positivo é a resistência ao peso, podendo ser usado em estantes ou prateleiras, pois dificilmente irão arquear. 

Aviso de Cookies

A Simonetto usa Cookies, pequenos arquivos para aprimorar e proteger a sua experiência :)
Tá curtindo e quer continuar navegando? Clique em “OK”.
Clique aqui e saiba mais sobre nossa Política de privacidade