Encarregados de ter mais de uma atribuição, móveis versáteis são sinônimos de praticidade. Grandes auxiliadores na composição do ambiente, eles são capazes de facilitar a vida dentro do lar e corresponder positivamente a diferentes demandas. Com visual simples, algumas não se tratam de peças fixas, proporcionando as mais diversas posições e até mesmo auxiliando na organização.
Ideais para espaços com metragens reduzidas, esses mobiliários acompanham a modernidade e minimalismo da construção de casas e apartamentos pequenos. Cada cômodo possui peças específicas que combinam com o espaço e, pensando no conforto que uma sala de estar deve oferecer, Bruno Garcia de Athayde, arquiteto da Simonetto Móveis Planejados, separou alguns móveis com, ao menos, dupla funcionalidade para otimizar o ambiente. Confira.
Imagem: Simonetto (Designer Renata Cabral)
Como um dos móveis mais característicos de uma sala de estar, o sofá sempre deve ser sinônimo de estilo e comodidade. “Os novos modelos retráteis os tornam quase uma cama, onde uma peça de dois ou três lugares é perfeita para preencher ambientes menores e ainda oferecer o aconchego”, destaca. Além disso, há sofás modernos e sofisticados que podem ser fonte de energia ao celular, com entrada USB para carregadores.
Imagem: Simonetto
“Móvel também muito característico do ambiente, as estantes podem ser uma peça chave para armazenar todos os seus pertences e compor a decoração com diferentes objetos”, comenta. Suas prateleiras, gavetas e portas comportam documentos, livros, CDs, DVDs, eletrônicos e ornamentos, onde você tem espaço de sobra para utilizar como quiser e expor apenas aquilo que deseja. Neste projeto específico, as portas centrais se abrem, escondendo a estante nas laterais, dando visão a TV que fica no meio do móvel.
Uma peça coringa para uma sala de estar, o gaveteiro pode trazer funcionalidade e charme ao ambiente. Segundo o especialista, o mobiliário é muito versátil, começando pelas diferentes possibilidades de cores, tamanhos e material. “Ele pode ocupar espaços pequenos ou estreitos. Além disso, quando você não quiser mais sua composição na decoração, é muito simples colocá-lo em outro cômodo”, aponta.
Imagem: Simonetto (projeto Panatto e Hingemberg)
Simples, mas muito procurados, os banquinhos conseguem compor o ambiente de diversas formas. Além de sua funcionalidade de assento, também podem servir de mesa lateral, acomodando objetos do dia a dia, como livros, copos ou até mesmo pequenos vasos de planta. “Banquinhos costumam ser utilizados quando não se tem mais espaço para se sentar no sofá ou nas cadeiras, mas porque não o utilizar como uma peça auxiliar ou como parte da decoração nos seus intervalos de tempo?”, comenta.
Simonetto
Perfeita para otimizar o espaço da sala de estar, a mesa de centro não precisa ser apenas um objeto decorativo. “Elas conseguem ser planejadas conforme necessidade de espaço e as necessidades do usuário, podendo ter um espaço extra interno planejado para guardar objetos”, informa.
O carrinho de bar pode começar sendo utilizado como uma pequena adega, que pode ser movimentada a qualquer canto da casa e se manter sempre ao alcance das mãos no lugar que você se sentir mais confortável. “Essa peça é um ótimo auxílio nos dias de visita, dispondo bandejas de petiscos e alimentos em um momento descontraído, enquanto assistem televisão e conversam no sofá”, comenta. O especialista continua indicando que diferentes peças podem se tornar objetos decorativos. “As mesinhas também podem acomodar livros ou o que a sua criatividade permitir”, finaliza.