Aprenda como escolher o mobiliário ideal para os livros

Bruno Garcia de Athayde, arquiteto da Simonetto, aponta quais elementos devem ser levados em consideração para a seleção do melhor modelo de estante


(Imagem: Simonetto)

A estante de livros é um móvel funcional, capaz de transformar a decoração, proporcionando um ar vintage ao ambiente. Instaladas em salas, quartos e escritórios, elas são perfeitas para a organização de revistas e livros, protegendo-os do desgaste e revelando diversos universos de uma só vez, sempre ao alcance das mãos.
Seja no estilo clássico, sofisticado ou até mesmo moderno e criativo, o móvel é versátil e pode ser personalizado de acordo com a temática do ambiente. Arrumar os livros por cor, tamanho e coleções diz muito sobre os gostos do proprietário e faz com que sua decoração se torne ainda mais autêntica. Por isso, Bruno Garcia de Athayde, arquiteto da Simonetto Móveis Planejados, separou dicas de como investir na estante perfeita. Confira.

1. Escolhendo o modelo:  Antes de comprar o mobiliário ideal, é necessário pensar no modelo que melhor complementará o ambiente e acomodará todos os livros. “Estabelecer se a estante será composta por prateleiras ou nichos, se será móvel ou fixa, e no formato vertical, horizontal ou diagonal, são os primeiros passos para chegar naquilo que se deseja”, explica. De acordo com o arquiteto, é importante ter um direcionamento claro para que as ideias combinem com os exemplares dispostos. Importante lembrar que cada modelo, dependendo do formato de fixação, tem uma capacidade de peso também, o que influencia a quantidade de livros que poderão ser acomodados.

(Imagem: Simonetto)

2. Definindo as medidas:
A amplitude do espaço deve ser indicada para que o design seja funcional ao cômodo e complemente a decoração de forma harmônica. Além das clássicas, com pelo menos quatro prateleiras, as estantes de livros podem ser combinadas a outros móveis que já fazem parte do ambiente, como rack ou escrivaninha.

(Imagem: Simonetto)

3. Decidindo sobre o material
Em seguida, é a hora de escolher o material ideal. Os mais comuns são feitos em madeira, metal, MDF ou MDP. Segundo o arquiteto, é recomendável que se analise a quantidade de livros que serão expostos e o tamanho deles. “O peso influencia na escolha, pois o material selecionado deve oferecer uma boa sustentação”, ressalta.


(Imagem: Simonetto)

4. Organizando os livros
Há diversas possibilidades em como empilhar os livros e sobrepor objetos para que a estante decore o ambiente. As obras podem ser colocadas em pé, deitadas e, até mesmo, misturadas. Eles também podem ser organizados por cor, onde cada prateleira será composta por um tom diferente, ou por tamanho, em ordem crescente ou decrescente. Bruno também indica a sobreposição de objetos como flores, porta-retratos e itens colecionáveis. “Eles dão ainda mais personalidade e charme ao espaço”, afirma.

5. Livros como decoração
Por fim, os livros também podem se tornar lindos objetos de decoração. Seguindo as mesmas dicas de organização, eles podem incorporar a qualquer cantinho da casa. “Podemos acrescentar alguns exemplares como itens decorativos até mesmo nos móveis que não são específicos para eles”, complementa.
 

Aviso de Cookies

A Simonetto usa Cookies, pequenos arquivos para aprimorar e proteger a sua experiência :)
Tá curtindo e quer continuar navegando? Clique em “OK”.
Clique aqui e saiba mais sobre nossa Política de privacidade