Dicas de decoração para aproveitar o verão na varanda do apartamento

Iluminação, circulação, decoração e vegetação são alguns dos pontos que fazem toda a diferença no espaço

Quando falamos em apartamentos, a varanda gourmet é a queridinha dos brasileiros. Seja para ler, confraternizar, promover encontros ou até mesmo aproveitar os dias mais quentes do ano, nos últimos tempos, este estilo de cômodo ganhou mais espaço nos projetos arquitetônicos dos apartamentos das grandes cidades.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a varanda também ganhou um novo significado: liberdade. Por normalmente ser o espaço mais arejado do apartamento, com o isolamento social, grande parte das atividades que antes eram feitas na rua passaram a ser realizadas nela, como atividades físicas, brincadeiras com as crianças e momentos de relaxamento. Pelo seu tamanho amplo, ganha bastante luminosidade natural, o que pode trazer a sensação de não estar em casa.

Segundo Bruno Garcia de Athayde, arquiteto da Simonetto Móveis Planejados, marca com experiência em mobiliário planejado, para a parte gourmet são usados móveis com acréscimo de itens como churrasqueira (carvão, elétrica ou a gás) ou forno de pizza. Para tornar o espaço completo, acopla-se bancada e pia para lavar os utensílios. Os mobiliários mais leves e simples, juntamente aos vasos de plantas e luzes quentes indiretas, trazem aconchego para o local.

“É muito importante pensar na ambientação do cômodo antes de planejar a decoração. Ou seja, se a área recebe sol de manhã ou de tarde, se é aberta ou fechada. Com essas informações, a pessoa vai escolher o mobiliário e a vegetação que se adaptem ao que a varanda oferece”, explica.

Confira dicas para a melhor harmonização:


(Projeto: Ed Vasco)

1. Extensão da sala de estar: a grande proposta arquitetônica da varanda é ser uma extensão da sala de estar. Na decoração isso não pode ser diferente. A integração acontece com a combinação de cores ou estilo.
 

(Projeto: Itana Lemos)

2. Iluminação: caprichar na iluminação é muito importante para o melhor aproveitamento do espaço a noite. Alumínio, madeira e inox são materiais de alta durabilidade, essenciais por serem mais resistentes a chuvas, ventos e iluminação natural.

3. Decoração: peças de artesanato, almofadas, luminárias e quadros fazem toda a diferença. Se a ideia é deixar o ambiente mais alegre, a aposta deve ser feita em cores vibrantes. Para um estilo clean, as cores frias dão esse efeito. A versatilidade da varanda também permite a sua tematização, a criatividade pode correr solta.


(Projeto: Caroline Reis)

4. Circulação: quanto mais objetos acrescentar, mais difícil será a circulação no espaço, principalmente na área central. Usar os cantos, móveis com compartimentos ou prateleiras para guardar os utensílios domésticos é a melhor escolha.

5. Multifuncional: móveis leves e compactos são ótimas opções, como bancos e pufes. Desta forma, o espaço estará pronto para qualquer ocasião, desde reuniões até festas de aniversários.


(Projeto: Simonetto Londrina)

6. Vegetação: cultivar uma horta na varanda pode trazer um charme para a varanda. Outra sugestão é um jardim suspenso, seja com o uso de prateleiras ou armações.

Aviso de Cookies

A Simonetto usa Cookies, pequenos arquivos para aprimorar e proteger a sua experiência :)
Tá curtindo e quer continuar navegando? Clique em “OK”.
Clique aqui e saiba mais sobre nossa Política de privacidade